sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

0 JORNADA ATACAMA - DIA 8

Dias 8 : 25.02.2011 
Etapa I - San Pedro Atacama-CH 

Reservamos esses dois dias, 25 e 26.02,  para fazermos turismo na região de San Pedro de Atacama, já que pelas muitas atrações existentes, era o mínimo  para conhecermos alguns dos caprichos da natureza que tormam essa região ainda mais apaixonante.
Só para lembrar, estamos em pleno Deserto do Atacama, um deserto com mais de 100 mil quilometros quadrados, que se estende desde Copiapó até o Peru.
Extremamente seco, é formado por terremo arenoso e rochoso que fica espremido entre o Oceano Pacifico e as Cordilheiras dos Andes.
De São Pedro já possivel se ver a Cordilheira emoldurando o horizonte, e entre ela e San Pedro apresenta imponente o vulcão Licancabur, com quase 6.000 metros de altitude nos observando o tempo todo. Aliás vulcão é o que não falta no Atacama, existem muitos por aqui, a maioria inativo mas se preferir escalar um dos ativos é so escolher o Lascar. 
Para melhor aproveitar nosso tempo, resolvemos contratar os passeios junto as agencias locais especializadas, existem muitas, que com guias competentes agilizam todos os processos de acessos aos parques.
Para o primeiro dia elegemos dois passeios obrigatórios para quem vai a essa região : Geisers del Tatio a e Salar de Atacama respectivamente a 100km e 60 km de San Pedro. Aqui vale uma rápida explicação sobre o que são os Geisers e Salar, para que não conhece.

Geisers : são fortes jatos  de agua quente e vapor  que saem de buracos no solo como se fosse uma erupção.
Esse fenomeno só ocorre em regiões com atividade vulcanicas relativamente recentes,onde a agua de chuva ou degelo se infiltram no solo poroso e se deposita em fraturas das rochas.
Como existe uma magma a mais de 1500°C, a agua é aquecida e tranforma-se em vapor a alta pressão que afinal explode para fora atraves das fendas estreitas existentes nas rochas até a superficie.
Existem somente cerca de 1000 geiseres no mundo, 400 no Parque Yellowstone nos Estados Unidos. No Vale del Tatio no Chile existem 50 e com uma peculariedade, são os únicos a 4300metros de altitude.
As figuras abaixo representam esquematicamente como os geiseres funcionam, para quem tiver interesse em saber mais pode acessar o sitehttp://www.nps.gov/yell/naturescience/geysers_work.htm
Já os Salares, são como se fossem grande lagos, mas no lugar de agua são de sal. O Salar de Atacama é um dos maiores do mundo, mede 100km de comprimento por 80km de largura.
Embora pareça impossivel existe vida nesses locais.
Bom vamos aos passeios do dia. 
O melhor horário para se ver os geiseres de Tatio é logo ao amanhecer, e como estão localizados a 100km de San Pedro, tivemos que sair as 4:00h para chegarmos lá no melhor horário.
A pequena San Pedro, de pouco mais de 4000 habitantes, fica agitada durante a madrugada com os diversos automóveis e micro-onibus repletos de turistas, circulando por suas ruas estreitas em direção ao Vale del Tatio.
Ainda estava ainda escuro quando chegamos, mas o branco da neve já se destacava no horizonte e junto o frio, estavamos a cerca de 2°C.
Feitas as formalidades na entrada do parque iniciamos a caminhada em direção ao geiseses. O sol já se mostrava entre as montanhas e a neblina.

Em pouco tempo ficou claro e pudemos ver o Vale del Tatio, esbranquiçado pela neve  e por colunas de vapor que saíam do solo em varios locais, circundado por altas montanhas e com varios caminhos demarcados por pedras onde centenas de turistas caminhavam em direção aos geiseses.
 Eles estavam espalhados e jorravam de tempos em tempos. Sob o orientação dos guias ficamos sabendo que os jatos eram ciclicos e com tempos de erupçao e entre eles bem definidos. Assim bastava aguardar junto aos buracos do solo que eles iriam aparecer, aos poucos a agua começava o borbular cada vez mais forte até se transformar num jato de vapor e agua que chegava a 4  - 5 metros em alguns deles. 
Os tempo de erupção era curto, assim tinhamos que ser rápidos para fotos e filmagens.


Durante as caminhadas senti um mal estar que era uma mistura de cansaço e falta de ar, e algo que não sabia descrever direito, mistura de desconforto estomacal e tontura.
Haviamos nos esquecido, mas esgtavamos numa altitude de 4300 metros, o que eu estava sentindo e logo descobri que também Michael e Sandra, era o mal da altitude.
Dil e Debora só vieram a sentir os efeitos da altitude mais tarde.
Bueno, sob a orientação dos guias e ajuda de outros turistas, repouso e mascar folha de coca foi a solução.
Alem dos geiseres, tambem havia uma piscina de agua quente, que os mais corajosos se aventuram, já que a temperatura embora tivesse mais alta, ainda estava em torno de uns
10°C.
Bem nessa hora eu achei melhor ser fotógrafo do que banhista, somente Michael e Debora se animaram a enfrentar essa maravilha..heheh


Mais ou menos refeitos, e já estavamos prontos para o café da manhã organizado pela agencia junto ao nosso onibus, um dos pontos altos desse passeio, café da manhã ao ar livre no Vale del Tatio a 4300 metros de altitude...não tem masterc...que pague !!!! 
E foi assim após esse "desayuno"  super especial que tomamos o caminho de volta para San Pedro de Atacama.
Café da Manhã
Guarda Geiser.
O caminho de volta era descida, dos 4300 metros voltariamos aos 2300 metros de San Pedro.
Mas no caminho ainda tinhamos mais  atrações para ver, primeiro o vale do Rio Putama, 
Um pequeno rio que aparecia no meio das montanhas e criava um ambiente com muito verde com animais e aves nativas. 
O  presença de agua era realmente algo que transformava radicalmete o ambiente, realmente impressionante.
A próxima parada foi num vilarejo chamado Machuca, uma pequena comunidade de indigenas, era ponto de parada dos onibus de turismo que vinham aos Geiseres de Tatio.
Com uma pequena infra-estrutura de lanchonetes e banheiros servia como ponto de apoio para as excusões.
Aos mais interessados em provar comidas exoticas, aqui podem comer  espetinhos de carne de llama. Nossa turma não se  animou em experimentar essa "iguaría", acho que o bom café da manhã e o mal estar da altitude contribuíram.
Vilarejo de Machuca


Casa de Pedra - Vila Machuca

Igreja de Machuca, parada obrigatória para fotos


boneca de Pedra - Ritual??

$1000 Pesos por 3 fotos...



Igreja Católica















Chegamos a San Pedro do Atacama ainda cedo, cerca de 12:00h. Já tinhamos agendado o passeio da tarde, Salar do Atacama, distante 50km de San Pedro.
Acabamos não almoçando, eu ainda sentia o efeito da altitude no meu estomago e uma leve dor de cabeça.
Um pouco de repouso e tudo já estava quase normal já tomávamos o micro onibus em direção a Toconao, cidadezinha a 50km de San Pedro, e porta de entrada ao Salar de Atacama.
A principal atração era mais uma vez um igreja da época da colonização espanhola, mas essa com uma peculariedade, a torre era separada do salão da igreja...por que?..devido aos constantes terremotos sempre que a torre caía, a igreja tambem era destruída.

A Igreja
A Torre
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Seguimos mais alguns quilómetros, agora em estrada de sal e chegamos a entrada do Parque de los Flamingos dentro do Salar de Atacama.
Que lugar impressionante !, tudo branco acizentado mas alem disso com o solo todo irregular formado de grandes pedras de sal e com algumas pequenos lagos e poças de agua, agua não salmoura, que afloravam em diversas areas daquele mundo de sal a perder de vista.
Mas isso não era tudo, havia vida naquele ambiente, enquanto aguardava a turma para o passeio a pé pelo interior do salar, vi algo se mexer entre as pedras de sal...era um rato, um dos varios componentes da fauna daquela região.

Salar Atacama..sal a perder de vista

Um dos habitantes...onde esta o rato?
Mas tinha muita mais aminais para ver naquele grande saleiro...impressionane, mas era sal mesmo, eu experimentei..hehe.
Caminhando pelas trilhas já demarcadas, chegamos proximos aos pequenos lagos e ali estavam eles, os Flamingos, com toda sua beleza e elegância.
Fotos e mais fotos , voando, se alimentando de pequenos camarões que vivem nas lagoas, te todos os jeitos e poses, afinal eles eram os protagonistas, junto com a imensidão de sal.



 Voltamos a San Pedro ainda com luz do sol,  a tempo de um giro rua onde tudo acontece, Los Caracoles, lojas, agencias de viagem, restaurantes, cafés e gente de todo de todos os cantos do mundo.
Os efeitos da altitude definitivamente tinha passado e agora todos estavam famintos, não foi muito díficil escolher um dos charmosos restaurantes existentes por ali e desfrutar de boa comida regada a vinho e cerveja....chilenos por supuesto.
Voltamos ao hotel com o plano do dia seguinte discutido : parte da manhã passear por San Pedro, e a tarde, a partir das 15:00h, ir conhecer o Vale da Lua e o Vale da Morte.

0 comentários:

Postar um comentário

 

MERCOSUR MOTO CLUB Copyright © 2011 O | Powered by Blogger Templates