sexta-feira, 4 de março de 2011

3 JORNADA ATACAMA - DIA 15

Dia 15 : 04.03.2011
Etapa III - Vicuña-CH a Vicuña-CH
Distância Percorrida : Asfalto :200 km;  Cascalho: 52km;Total :252 km

Vocês podem estar achando que o título esta errado Vicuña a Vicuña, 252 km??, mas não esta não!!, vejam a seguir o porquê.
Mesmo depois de ter chegado de volta ao hotel quase as 2:00h da manhã do Observatório Mamalluca, ainda assim acordamos cedo tamanha nossa ansiedade. Mesmo com céu em perfeito azul tínhamos que verificar com os Carabineros se o Paso Águas Negras estava aberto ou não.
Antes mesmo de tomarmos café fomos para a 5a. Comisaria de Carabineros de Vicuña.
Amanhecendo em Vicuña
Quando chegamos ainda era bem cedo, cerca de 8:00h, crentes de que não teríamos nenhum problema, afinal o céu estava azul, azul.
Mas ai nos informaram que do lado chileno estava tudo liberado, mas do lado argentino ainda não se tinha informação, e como no dia anterior tinha chovido muito na Argentina, com possíveis desmoronamentos, nos pediram para voltar depois das 9:00h para saber se poderíamos seguir viagem ou não.
Voltamos ao hotel um pouco decepcionados, será que as chuvas “argentinas” iriam atrapalhar nossa aventura de hoje?, mas não podíamos fazer nada além de aguardar.
Bem voltamos à hosteria e tomamos nosso café de manhã e aproveitamos o tempo para tirar umas fotos dos jardins, que agora com o sol se mostravam ainda mais bonitos e bem cuidados.
Jardim Hosteria Vicuña - Llama

Hosteria Vicuña - Nossas Bikes com todo "conforto"

Hosteria Vicuña - Piscina e Cordilheira  combinação perfeita
Ainda faltava alguns minutos para as 9:00h e a recepcionista da hosteria vendo nossa ansiedade, ligou diretamente nos Carabineros e finalmente recebemos o muito desejado ok, estava tudo liberado, lado argentino e lado chileno.
Corremos para terminar o carregamento das motos, fizemos checkout e lá fomos nós com muito ânimo. Paso Águas Negras nos aguarde estamos chegando!!!
Saímos de Vicuña, que realmente vale a pena de conhecer, uma pequena joia, e fomos para rota do vale Elqui de novo. Pela mapa tinha mais uns 100 km de asfalto pela frente até a Alfândega chilena. A partir dai começaria cascalho (rípio). Legal !!! a aventura do dia só estava começando.
A partir da Vicuña o vale se estreita muito com o rio no meio e montanhas cada vez mais altas nos lados. A única atividade depois da Vicuña é plantação de uva em lugares mais esquisitos possíveis, nos sopés da montanhas sobre um terreno de cascalho, onde parecia impossível crescer qualquer coisa. Primeiramente não entendemos o que eram estes blocos beijes gigantes que sobem as montanhas, e que se via já de longe , tão grandes que eram.

Plantaçõs de uvas coberta com tela de nylon

Plantação de uvas no sopé das montanhas

Uvas protegidas contra vento e poeira
Depois, mais próximos, descobrimos que aquilo que pareciam grandes blocos beijes,eram na verdade plantações de uvas totalmente cobertas por telas finas de nylon para proteger as uvas contra os ventos fortes que descem todos os dias pelo vale e da poeira que as danificam. Mais tarde ouvimos ainda que estas uvas eram todas para exportação e para comer, nada de vinho ou Pisco (que o vale tem a fama de ter o melhor pisco de Chile).
Também vimos que ali se faz a uva passa, as uvas são colocadas sobre as telas de nylon no solo e ficam secando ao sol ao ar livre. Vocês devem estar se perguntando sobre moscas e insetos ?? nós pelo menos não vimos, a região era muito árida. Agora quando estivermos comendo uvas frescas e passas no Brasil vamos nos lembrar de onde vieram com certeza.
Finalmente depois uns 50 quilômetros a ultima plantação ficou atrás da gente e agora somente apareceram um ou outro oásis verde com alguns carvalhos, tão pouco entendemos porque tinha carvalhos nestes lugares tão remotos
Pequenos Oásis

Nossa insignificância frente as montanhas

Era só alegria..
Continuamos seguindo o rio e muitas vezes tínhamos ilusão de ótica, a gente olhava para frente e tinha a impressão que estávamos descendo e que o rio está subindo na nossa direção. Isso aconteceu varias vezes e na verdade fomos subindo o tempo todo. Parecia coisa de louco mesmo !!
Esse pequeno rio "verde" que nos acompanhava pela estrada, nos fez parar muitas vezes para fotos e contemplação, era muito bonito.

Posto de fronteira do Chile

Chegamos no Posto de Fronteira do Chile, deixando para trás o Valle del rio Elqui, que vale a pena ser conhecido.!
 Passamos pelas formalidade bem devagar (o oficial que nos atendeu parecia ser estagiário) e enquanto estávamos aguardando chegou uma BMW GS 1200 com um casal. Estavam limpíssimos, e gente parecendo que não tinhamos tomado banho uns 2 semanas.

Eles ficaram um pouco afastados, mas acabou rolando um bate papo quando o motoqueiro começou a tirar fotos de nossas embarreadas KTMs, Wilson se aproximou e puxou conversa. Eram das proximidades de Buenos Aires e estavam dando uma “voltinha” de um fim de semana prolongada, segunda e terça-feira seria feriado na Argentina. (só então nos lembramos que no Brasil era pleno Carnaval.).

Enquanto nossa “papelada” não ficava pronta ficamos num papo muito agradável com Gustavo e Sol, o casal argentino que estava viajando na BMW. Até compartilhamos nosso chá de folhas de coca com eles, eles eram muitos legais mesmo.
Finalmente liberados pelos policiais chilenos, que nos avisou que não poderíamos dormir no caminho antes de passarmos pelo Posto de Fronteira da Argentina, que fechava as 18:00h. Bom não preciso dizer que em nosso plano nunca pensamos nisso.. Nos despedimos de Gustavo e Sol e saímos para enfrentar os 190 km de cascalho.
Não era um cascalho muito duro, mas eu peguei ritmo logo e fui acelerando em frente.
O cenário tinha mudado completamente, agora a subida já era mais íngreme e muito árida. Logicamente de vez em quando paradas para tirar fotos e fazer filmezinhos  documentando o trecho que levaria a gente até a altura de 4.780 metros na cordilheira tudo em pura estrada de rípio.

Começando a subeir a Cordilheira do Andes

Finalmente "rípio" até o horizonte

Sinais de vida ...casa de mineiros

Depois uns 26 km tinha uma “casinha “ meio estranha e parei para fotografar enquanto Wilson chegava. Filmei ele passando e quando comecei a acelerar de novo percebi que tinha algo estranho com a moto. Parei e vi que o pneu traseiro estava furado. Wilson tinha ido embora até alguns curvas mais para frente, e ai o comunicador não tinha mais alcance para que eu pudesse avisá - lo. Eu estava arrancando o prego, de uns 8 cm, que havia furado meu pneu quando Wilson chegou de volta. Ai ele me disse que estava parado aguardando para filmar minha passagem quando um carro avisou que eu tinha um pneu furado.

O "preguinho"

Quando Wilson chegou ainda achávamos tudo sob controle, enfim tínhamos nosso kit de reparo, sealing spray. Ai começou a desgraça. A coisa não funcionava nem a pau. Primeiramente o válvula da minha roda não tinha tampinha e era sujo de mais depois 2 semanas. Tentamos de tudo, mas a espuma não entrava na roda.
Enquanto “brigávamos” com o spray chegaram Gustavo e Sol com a BMW, prontamente pararam para ajudar. Falamos que não precisava enfim já éramos em dois, mas Gustavo quis ajudar em qualquer jeito, gente fina.
Logo estava com gente no chão e sujando todo, sua roupa não era mais limpíssima, hehe… começou a ficar igual a nossa. Agora em quatro, tentamos fazer de tudo para o spray funcionar e nada, parecia que a válvula estava travada impedindo o spray de inflar a pneu. Começamos pensar em plano B e fui até a casinha estranha, que estava a uns 300 metros, porque tinha visto um pick-up e um homem nela. Fui para lá para buscar um compressor, uma bomba manual, qualquer coisa que pudesse encher o pneu e quem sabe então o spray funcionaria. O senhor que estava na casa disse que não tinha bomba manual nem compressor,mas para minha surpresa tinha outra garrafinha de spray de reparo pneu e bem maior do que minha que não estava funcionando. O chileno me deu a garrafinha. Que alegria !! Festejamos minha volta !, não podíamos acreditar que naquele lugar ermo pudesse encontrar alguém com um kit para reparo de pneu.

Alegria...que durou pouco!!!

Mas a alegria infelizmente durou pouco tempo, a nova garrafinha tampouco funcionava. De novo fizemos de tudo, mas nada , o spray não passava pela válvula. Nisso chegou uma colega do mineiro da casa com outra caminhonete (eles tem mina de ouro e prata nestas montanhas) e ele tinha uma chave para tirar a válvula !! Agora vai !! Alegria de novo ! Mas de novo por pouco tempo.
Tiramos a válvula, e Wilson descarregou todo o spray no pneu, que nem se mexeu, parecia que a câmara de ar tinha rasgado e o spray não conseguia vedar.

Bom não restava outra coisa a fazer senão tirar a roda e voltar para Vicuña, para lá recuperar o pneu furado.

Por sorte os mineiros da casinha estavam voltando para Vicuña, como faziam toda Sexta Feira, e se dispuseram a levar um de nós e a roda.
Levei minha moto para trás da casa dos mineiros, tiramos a roda e as bagagens e colocamos na caminhonete. Wilson iria com eles e eu na moto dele. Só depois de tudo acertado com os mineiros é que Gustavo e Sol seguiram viagem, e ficamos de nos encontrar no dia seguinte em Pismanta se tudo fosse resolvido bem. Acabamos prejudicando todo o dia de viagem deles, mas a lição de solidariedade e amizade que eles nos deram, vamos levar para sempre conosco.
Chegamos de novo no Posto de Fronteira do Chile, vocês se lembram que o guarda disse que não poderíamos dormir no meio do caminho?…imaginem então a confusão que foi explicarmos que uma moto ia ficar “dormindo” no meio do caminho e a outra ia voltar para o Chile, etc. ..mas no final, tudo resolvido
No caminho o mineiro dono da caminhonete parou para resolver uns assuntos de trabalho e eu segui em frente. Cheguei em Vicuña e fui direto para a hosteria e acertei hospedagem para mim e Wilson por mais um dia.
Meia hora depois chegou o Wilson com a caminhonete, ele já havia deixado o pneu com El Mago, único cara que sabia mexer com este tipo de pneu neste vale e disse para voltar em meia hora que ia consertar sem problemas.
Com a ajuda de Carolina, recepcionista da hosteria, contratamos um taxi para levar a gente no dia seguinte até onde estava a moto (126 km) , aproveitamos fomos com ele na borracharia do Mago. O pneu era quase pronto, pudemos ver então que a câmara não tinha rasgado nem estava com furos grandes, na realidade somente um “furinho” feito pelo prego. Portanto aviso aos “navegantes”, esse tal de spray , na realidade, NÃO FUNCIONARAM em pneu com câmara com um único furinho.
Lição aprendida, na próxima levar câmara reserva, kit de ferramentas para desmontar pneu, e o compressor que já temos e ficou “guardado” em casa.
Bom dos males o menor, El Mago consertou o pneu, e ainda deu uma canja para a sessão de fotos que o momento pedia.

El Mago em ação

Ainda tinha sol quando voltamos à hosteria, a tempo de tomar umas cervejas junto a piscina antes do jantar, aliás estávamos mortos de fome, com tudo o que aconteceu não tínhamos comido nada até agora.
Encerramos o dia depois de jantarmos em um bom restaurante em frente a bonita praça de Vicuña, e mesmo sem termos cumprido com o planejado, o balanço do dia ainda era muito bom.
A disposição e ajuda que recebemos de todas as pessoas que acabaram se envolvendo conosco devido ao pneu furado foi espetacular , e não podemos deixar de destacar Gustavo e Sol, que ficaram com a gente até uma solução ser encontrada, mesmo atrasando em muito sua própria viagem, num lugar como esse.
Somos muito gratos a todos, quem sabe um dia nos encontramos de novo para recordar tudo isso com boas risadas, aliás Gustavo e Sol tentamos contato pelo telefone, mas não conseguimos, mandem notícias via comentários no blog.