segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

0 JORNADA ATACAMA - DIA 11

Dia 11 : 28.02.2011
Etapa II - San Salvador de Jujuy - AR a Cafayate - AR
Distância Percorrida : Asfalto : 310km, Cascalho:0,  Total :310km

Depois de um dia de tantas alternativas e  tão distintas como altitude de 4800 metros, estrada de cascalho na Bolivia, Vulcão Licancabur, chuva, frio, calor, Quebrada Humahuaca, neblina, etc, hoje podemos dizer que o dia seria de folga, uma moleza.
Em função da alteração do roteiro de Paso Sico para Paso Jama e pelas informações de muita chuva na Argentina, resolvemos ajustar o restante do roteiro.
Não iríamos mais seguir para Juan Bautista Alberdi e de lá para Fiambala. No roteiro ajustado de S.Salvador Jujuy resolvemos ir  para Cafayate e de lá para Fiambala, via Ruta 40.
Como nesse primeiro trecho seriam somente 300 km de asfalto, aproveitamos para dormirmos até mais tarde.

San Salvador Jujuy
 Com o dia ainda nublado, prometendo mais chuva pegamos a estrada em direção a Salta, onde iriamos almoçar.
Algumas pessoas haviam nos recomendado muito para conhecer esta cidade, dizendo ser muito charmosa, uma delas foi a garçonete de Antofagasta no Chile, lembram?, ela era de Salta.
Motos já abastecidas, entre duas alternativas que tinhamos para ir a Salta, acabamos por obra de uma sinalização um pouco confusa indo pela Ruta Nacional 9.
Quando entramos nessa estrada não pudemos acreditar no que estavamos vendo.
A "Ruta Nacional 9" era super estreita, parecia uma única pista dividida em duas, e além disso com um traçado que mais parecia uma estrada de terra que havia sido  asfaltada. Bom  até ai tudo bem,  pois as curvas ajudavam a tornar mais divertido esse trecho. A região era muito verde com uma vegetação que lembra a Mata Atlantica. E para tornar o ambiente ainda mais bucólico encontramos encontramos alguns cavalos pastando tranquilamente pela estrada.

O tempo estava muito bom, um pouco nublado, e a temperatura especial para acelerar as KTM pelas curvas estreitas da RN 9.

Chegamos a Salta bem na hora do almoço, não perdemos muito tempo e logo estacionamos nossas bikes em frente a um restaurante com mesas na calçada e desfrutamos da boa comida argentina e a um preço que no Brasil não dava para compra um sanduiche.
Com mais uns 200 km pela frente, decidimos dar uma volta para conhecer a "hermosa" Salta.
Temos que confessar que Salta é uma cidade bonita, mas ficamos um pouco frustrados pois esperavamos mais. Alguns poucos edificios , a Catedral e Mosteiro Franciscano foram os que mereceram nossa atenção.

Máquinas reabastecidas, comecei a procurar por um novo tanque reserva, mas na Argentina não tinha nos postos como no Chile.
Tomamos a Ruta 68 em direção a Cafayate, lá eu iria procurar por um bidón, como era conhecido por aqui.
Esss ruta já era "normal", mas alguns quilômetros a frente uma novidade, as chuvas haviam uma ponte e em um desvio os veiculos passavam emuma única direção por vez, e os onibus desciam todos os passageiros para passar pela ponte improvisada.
Aguardamos nossa vez e seguimos até o outro lado onde paramos para uma ajeitada na bexiga, foi quando parou uma van e um argentino muito simpatico, Diego,  pediu para tirar fotos das KTM.
Bate papo e ficamos sabendo que ele tinha uma KTM preta e era a primeira vez que via as brancas e como estava pensando em trocar por uma mais nova, paraou para dar um conferida nas nossas.
Depois de troca de cartões e adesivos, seguimos nossos caminhos.

De repente a paisagem começou a mudar, agora em subida, apareciam alguns morros com cor tijolo avermelhado.

Numa da parada para fotos, vimos ao longe duas bicicletas, esperamos e ai conhecemos os verdadeiros aventureiros, uma familia francesa viajando com duas bicicletas.
Haviam saido de Quito no Equador,  6 meses atrás e pretendiam pedalar até o Ushuaia.
O casal Fabian e Carine tem  duas filhas uma de 3 anos e uma de 7 com um projeto dar a volta ao mundo de bicicleta.
Quem quiser ver mais sobre esses aventureiros acessem o site deles : http://www.unefamilleunmonde.com/, eu já visitei e vale a pena.

Volta ao mundo de Bicicleta.
Deixamos para trás essa família, imaginando como eles faziam para dormir, se alimentar e que coragem com suas filhinhas.
Bueno, o cenário continua mudando, agora montanhas multi-coloridas se apresentavam a nós de todas as formas.
Melhor do que tentar descrevê-las é ir direto para algumas das muitas fotos que tiramos tentando retratar o que estavamos vendo, simplesmente indescritível.

Chegamos a Cafayate, uma cidade pequena mas muito bonita. Abastecemos e continuei com minha busca pelo tanque reserva que seria necessário para o proximo trecho. Na rua principal arborizada com muitos platanos, saí a caça "del bidón".
Primeira loja nada, mas aproveitei e comprei mais alguns elásticos. Segunda loja nada, ai ai ai,...terceira loja..finalmente dois de 5 litros cada, melhor que nada. Ali mesmo já pedimos informação de hotel à proprietária, e a menos de duas quadras ja nos hospedamos no Hotel Susques, muito bom.

Já com banho tomado, uma boa cerveja na beira da piscina era o que faltava, mas realmente a chuva estava castigando essa região da Argentina, não deu tempo de tomarmos a primeira Salta, isso mesmo aqui não é a Quilmes é Salta a cerveja,  e começou a chover.
Bom isso não afetou nosso humor, afinal o dia tinha sido espetacular, muito acima de nossas espectqativas para o trecho.
Continuamos tomando outras dentro do hotel, que tinha ambientes muito acolhedores.
Aproveitamos que a internet era razoável e subimos algumas fotos, atualizamos e-mails e fomos dormir ,nos preparando para o dia seguinte que prometia muito.