terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

4 JORNADA ATACAMA - Cordilheira dos Andes

O desafio da altitude
A Cordilheira dos Andes é a mais extensa cadeia de montanhas da terra. Se apresenta como uma grande muralha em toda a costa ocidental da America do Sul, com extensão acima de 7000km esta presente desde a Venezuela ao sul do Chile, passando por Colombia, Equador, Peru, Bolivia e Argentina.Com altitude média de 4000m, e largura que varia de 160km a 200km, tem seu ponto mais alto no Pico do Aconcágua com 6962m.

 Nossa rota ira cobrir a cordilheira em sua parte Centro-Sul, nas regiões do norte do Chile e Argentina, onde se encontram suas maiores altitudes.

Nosso grande desafio não será a distância a ser percorrida, já que 5000km não é nada preocupante para quem esta acostumado a grandes viagens.

A altitude e as regiões desérticas e inóspitas do deserto do Atacama serão efetivamente a grande novidade  e com certeza a maior atração dessa jornada.

Essas condições que ao mesmo tempo nos atrai também merece cuidados adicionais, um planejamento mais detalhado com alternativas e recursos para enfrentar as dificuldades e imprevistos que com certeza irão ocorrer.
 
A primeira preocupação com altitude nos levou a fazer um levantamento de como estaríamos expostos a ela durante nosso trajeto.
Graças aos recursos do Google Earth, foi muito fácil fazer um mapeamento detalhado de todas as etapas e a partir disso conhecer bem o que nos espera.

Só recordando, nosso roteiro basicamente consiste em nos deslocarmos de Santiago via costa do Pacífico, no sentido norte até atingir Antofagasta, quando então vamos para San Pedro Atacama, na direção da Cordilheira, onde ficaremos fazendo um ziguezague sobre a mesma até atingirmos novamente Santiago..
Assim é de se esperar que até Antofagasta as altitudes não sejam elevadas e somente quando nos voltarmos em direção a cordilheiras as altitudes passem a ser elevadas.
A figura abaixo é o mapeamento dessa etapa, mostrando claramente o que vamos enfrentar.
Do nível do mar em Antofagasta vamos subir para 4100 m em cerca de 500km ao atingirmos o Paso Sico na divisa do Chile com Argentina.

Altitudes no Trecho Santiago a Paso Sico
 A partir do Paso Sico iniciamos o "ziguezague", quando estaremos atravessando a Cordilheira em três pontos ao sul do Paso Sico.
O primeiro será o Paso San Francisco, mas para isso teremos que percorrer cerca de 1300km no lado argentino da Cordilheira e onde teremos o maior desafio em termos de altitude e condições de pista.
Nesse trecho iremos cruzar o Paso Abra del Acay a 5000m em pista de rípio(cascalho).
No total desse trecho iremos percorrer mais de 700km em rípio, e 400km acima de 2000 metros de altitude, grande teste para nós e nossas KTMs.
Altitudes no trecho Paso Sico a Paso San Francisco
 Atravessando o Paso San Francisco, estaremos de volta ao Chile ainda na região do Atacama, mas em altitude média na faixa de 400m até nos voltarmos novamente no sentido da Cordilheira, agora para a travessia no Paso Agua Negra a 4770m.
Mais um trecho em terras argentinas em direção ao sul  e nos voltamos novamente no sentido da Cordilheira para fazer nossa última travessia, agora em passagem já conhecida por nós, Paso Cristo Redentor, em  direção a Santiago final de nossa Jornada Atacama.

Altitudes no trecho Paso San Francisco - Paso Agua Negra - Paso Cristo Redentor.
Do mapeamento de altitude e do tipo de estradas que vamos ter pela frente temos como resumo :
  • Estrada de rípio (cascalho) : 1500km
  • Trecho acima de 2000m : 1300km
Considerando o desgaste fisico que a pilotagem nesse tipo de terreno e altitude causam, resolvemos levar garrafas de oxigenio para nos ajudar na recuperação das energias e mal-estar que eventualmente venhamos a ter.
Encontramos no Chile a empresa Indura, fabricante desse tipo de garrafas portáteis, que permitem a inalação controlada de oxigenio em aerosol, e que se dispôs gentilmente a nos dar orientações para utilização segura e adequada das mesmas.
Com esse cuidado adicional esperamos vencer os desafio da altitude na Cordilheira dos Andes.
Nosso próximo contato já será de terras chilenas, dia 18 de Fereveiro quando estarei chegando a Santiago., até lá.

4 comentários:

  1. Boa viagem a todos, Wilson... Aguardo o relato e as imagens dessa empreitada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pirex, obrigado...estamos naquela fase de APM (ansiedade pre-motocada) que com certeza você conhece... Estamos indo preparados para ir postando durante a viagem..
    grande abraço
    wilson

    ResponderExcluir
  3. fico torcendo por voces e claro estarei por perto rs

    ResponderExcluir
  4. Aventureiros e bucolicos ao mesmo tempo. Tudo lindo. E o show de roberto carlos? foi bom?

    ResponderExcluir

 

MERCOSUR MOTO CLUB Copyright © 2011 O | Powered by Blogger Templates