domingo, 13 de fevereiro de 2011

0 VOLTA AO PASSADO

Todos nós temos algumas coisas, que por mais que passe o tempo,  não se apagam de nossa memória. As vezes basta um pequeno estimulo e um mundo de recordações se apresentam a nossa frete como num passe de mágica. 
Bem no meu caso aos 56 anos também é assim, com uma diferença de quando era  mais jovem, agora quando revivo algumas delas o sentimento de nostalgia me traz também, alem da alegria  natural dessa situação, recordações de histórias já distantes com uma riqueza de detalhes que fazem parecer que ocorreram ontem.
HONDA CB 500 FOUR ANO 1975
Hoje tive a felicidade de passar por uma situação dessa.Manhã de domingo caminhando pelas ruas tranquilas perto de minha casa escuto um ronco familiar entre os carros e surge então ela toda imponente  e reluzente a  Honda CB500 Four, dourada e preta, igual a que eu tive na decada de 70, mais precisamente em 1977. Faço um sinal ao feliz proprietário e ele gentilmente estaciona e iniciamos um bate papo sobre essa moto que marcou época e que ainda hoje desperta paixões.
 A moto estava impecável, toda original nos mínimos detalhes, não resisti e voltei a sentar naquela que foi a moto que mais  marcou em minha vida.

Me lembro de cada  fato, a começar pelo empréstimo que tiver que fazer no banco Unibanco para poder pagá-la, e era só uma parte do valor dela, já que no negócio entrou como parte do pagamento um outra moto que eu tinha, uma Honda CB350 ano 1973. Fiz um empréstimo  que paguei em 18 prestações. Do meu salário não me sobrava quase nada. Ela pertencia a um médico neurologista da cidade, Dr. Kamimura, que nos dois anos que havia ficado com ela, tinha andado pouco mais de 8000km. Ainda me lembro como se fosse hoje da primeira volta, aquele ronco do motor four era um sonho, a "potência" absurda, e o cheiro da gazolina azul saindo pelo escape era como se fosse um perfume.
Por falar em "potência"  vejam abaixo que nem se compara as  motos atuais, mas na época junto com  as CB750 four, eram as estrelas.
Eu já morava sozinho numa pequena edícula, que tinha uma grande garagem, mas ela não dormiu na garagem não, coloquei dentro do meu quarto. Acho que nem dormi,fiquei admirando  a 500 four por toda a noite.
Para que não é dessa época, não sabe como era difícil ter uma moto dessas. As importações de motos grandes no Brasil havim sido pratimente proibidas a partir de 1976, assim todos a motos grandes existentes tinham um preço absurdo, além de serem raras.
Mas eu fui um dos felizardos e aos 23 anos pude ter uma e desfrutar de uma moto que marcou época e com certeza a vida de muitos outros que como eu hoje ainda curtem a época das "four".

HONDA CB 500 Four 
Ano de Fabricação :......1975
Motor :...............................4 cilindros em Linha
Cilindrada:.......................498cc
Potência :........................48 HP a 9000 rpm
Peso :...............................184 kg
Velocidade Maxima :...180 km/h






0 comentários:

Postar um comentário

 

MERCOSUR MOTO CLUB Copyright © 2011 O | Powered by Blogger Templates